Toca a espreitar

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Excelentíssimo agrupamento de escolas

Eu não devia escrever, hoje não devia escrever, tal o sentimento mau que vai dentro de mim, estou bem perto de dizer mil e uma barbaridades e perder a razão.

Mas não consigo estar calada, porque o sentimento de injustiça tomou conta de mim. E a revolta, ai a revolta! Dá-me um nó bem apertado no estômago.

Como sabem o agrupamento que o meu filho frequenta é excelentíssimo, em muitas coisas, não sei bem quais mas deve ser. Dois dias antes de se iniciar a escola decidiram que afinal as listas não eram definitivas, que os meninos condicionais, a dois dias da escola começar poderiam perder a vaga! Dois dias!

A escola começou, e por sorte, deles, o David entrou. Não vos quero induzir em erro, mas penso que uma menina condicional perdeu a vaga no meio desta história toda. Revoltante!

A turma é gigante, entre meninos de etnia, meninos com problemas educativos e afins, previ realmente que a turma não seria fácil. Uma semana de escola, uma semana.

Estou a falar do primeiro ano em que tudo é novidade e os sentimentos estão ao rubro, tudo é mais intenso. Assimilar a nova vida de meninos crescidos, conhecer novas amizades. Ao fim de uma semana, penso não errar quando digo, que com a intensidade em que foi vivida, fica um certo sentimento de pertence. Os meus amigos, a minha professora, a minha sala, o meu lugar Digo eu, que pelos vistos sou leiga.

Nesta etapa, uma semana depois, decidiram o que saltava à vista de todos, a turma é demasiado grande. Já tinha percebido isso. Estava à espera da reformulação das turmas, mas disto não estava à espera.

Então os excelentíssimos, que desde o ínicio trataram os condicionais apenas como números, nada mais, decidiram que a turma era demasiado grande. E retiraram 5 alunos, apenas 5 de uma turma de 26. E adivinhem o resto da história?? Os condicionais apenas, que vão juntar-se à turma do 4º ano, 5 aluno. Condicionais.

isto levanta-me várias questões? Pusera~-nos à parte à espera que se "criem"? Puseram-nos à parte porque têm uma aprendizagem mais lenta? Onde haverá vantagem e sucesso numa decisão assim?

Amanhã os pintainhos pequeninos vão iniciar uma nova etapa e uma vez mais enfrentar o desconhecido. 5 gatinhos pingados que estavam a mais numa turma de 26. Isto não é justo pois não??

Mexiam na turma toda, levavam mais crianças. Já imaginaram como se vão sentir 5 meninos pequeninos no meio dos maiores? No meio do desconhecido?

Huuuummmm,... o mais curioso foi o sr coordenador, julgo eu, ter descansado uma mãe, cuja filha faz os seis ,para a semana e que veio de outra escola dizendo-lhe que "a sua filha já foi prejudicada, não a vamos prejudicar mais." AKA "Fica na mesma turma!"


Acho que a minha vida dava um filme heinn?? Zelo pelo meu Rei, e por esses outros 4 meninos, condicionais como lhes chamam, porque coitados não devem ter nomes. E espero que lhes mostrem que afinal estavam enganados.

Revolta-me e de todas as maneiras, é simplesmente injusto! Fico com a sensação que são desvalorizados por ainda não terem os seis anos. Simplesmente puseram-nos à parte.

Estou triste e zangada!!

7 comentários:

  1. Boa noite.. Quando acho que já nada me surpreende eis que me engano! Para começar está história dos condicionais (que alguém decidiu que era engraçado) não tem jeito nenhum.. Ou sao todos iguais ou não.. Não são uns meses que tornam uns meninos condicionais e outros não.. O que se passou nesse agrupamento nem tem adjectivos possíveis (ou melhor até tem, mas como disse sairiam algumas asneiras).. Passado uma semana constata-se que a turma é grande.. Sem comentarios.. Querem acabar com as parcerias público privadas, mas depois o este é o estado em que está a educação do nosso país.. Aí Sá para mais num 1° ano onde há tantas novidades e tanta necessidade de adaptação e de tranquilidade! Para si e para o pequeno rei um grande beijinho e desejo que tudo corra pelo melhor ***
    Uma mãe que no seu tempo também seria chamada de "condicional"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta! É exactamente tudo isso que eu penso e quanto mais penso nisto mais me revolta, estão simplesmente a excluir aqueles 5 meninos que para eles estavam a mais. 5 meninos que são do primeiro ano mas pelos vistos não pertencem ao primeiro ano. Beijinhos 💕

      Eliminar
  2. Boa noite.. Quando acho que já nada me surpreende eis que me engano! Para começar está história dos condicionais (que alguém decidiu que era engraçado) não tem jeito nenhum.. Ou sao todos iguais ou não.. Não são uns meses que tornam uns meninos condicionais e outros não.. O que se passou nesse agrupamento nem tem adjectivos possíveis (ou melhor até tem, mas como disse sairiam algumas asneiras).. Passado uma semana constata-se que a turma é grande.. Sem comentarios.. Querem acabar com as parcerias público privadas, mas depois o este é o estado em que está a educação do nosso país.. Aí Sá para mais num 1° ano onde há tantas novidades e tanta necessidade de adaptação e de tranquilidade! Para si e para o pequeno rei um grande beijinho e desejo que tudo corra pelo melhor ***
    Uma mãe que no seu tempo também seria chamada de "condicional"

    ResponderEliminar
  3. Muito injusto!!!! Condicionais que palavra tão feia. Porque não voltam a por as datas como eram: de 1 de janeiro a 31 de dezembro... também estou passada com o meu agrupamento, mas não fizeram uma asneira tão grande como no teu.... injustiça!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavra horrível mesmo! Achi que deve ser por isso que se esquecem que são crianças beijinhos

      Eliminar
  4. Se é injusto? Claro que é. Se é só nessa escola? Não não é. A minha pipoca é de Novembro, também é condicional e também foi com mais 3 meninos para uma turma de 4 ano. A verdade é que se adaptaram muito bem, às vezes custa mais a nós pais do que a eles. Vai correr bem...

    ResponderEliminar
  5. A sério? E havia outra turma do 1ano?

    Eu sei que para eles não é o bicho que é para mim, mas o que me deixa revoltada é a prática da exclusão ao invés da inclusão praticada pelo agrupamento. E falo pelo meu filho que até tem dificuldade em interagir com muitas crianças, quando vi que a turma era grande fiquei felicissima, ia ter de lidar com várias crianças da idade dele, criar laços com elas e em vez disso foi posto de parte da turma a que pertencia. Ele pode não sentir essa exclusão, espero que não, mas eu sinto! Se pode vir a ser benefico em outros aspectos? Acredito e quero acreditar que sim, mas aqui o que fizeram foi injunto, porque os puseram de parte? Porque não os que tem NEE? Não seria mais fácil? Pois, eles não tem sequer argumentos para o que fizeram. É injusto! Muito sucesso para a sua princesa. Beijinhos

    ResponderEliminar

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???