Toca a espreitar

sábado, 10 de outubro de 2015

E tu David, fazes birras?

Ora Mãe, és tola ou quê?!!
Mas que raio de pergunta para se fazer a um filho. Lá fazem birras os Reis?! Até parece, pois claro!

Pois... pasmem-se só!

Os Reis fazem birras, mas Senhoras Birras a sério!!

Fomos à Decathlon no fim de semana, comprar uma mochila para a piscina e um fato de treino para as aulas de ginástica do Pequeno Rei que estão a começar. Mal lá entrámos e vendo que nem um brinquedo existia, resolveu fazer uma birra daquelas, que ora me deixava irritada com ele, ora me apertava o coração de o ver tão triste.

Não quis saber o que íamos lá fazer ou se depois iríamos a um outro sítio. Queria apenas, naquela hora ir para outro local, não ouviu a minha explicação nem tentou entender, apenas exigia. Estava fora de si e nem parecia ele.

Como tentar falar com ele naquela hora era impossível, ignorei-o, deixei-o fazer a birra que quis. Gritinhos e a bater pé. À minha volta as pessoas olhavam, ora com um ar solidário ora com um ar de admiração.

Pasmem-se minha gente, as crianças fazem birra!! Ah pois fazem!! E nós adultos também!! Ou não sabiam?!!

Irritaram-me mais os olhares que a própria birra de um certo Rei. Fiz as minhas comprinhas, com musica de fundo, mas não lhe gritei ou dei uma palmada, embora houvesse algumas pessoas expectantes à espera que tal acontecesse (Não minha gente eu não bato!! Critiquem à vontade!).

Mal saímos da vista de toda a gente, firmemente o repreendi, disse-lhe que não era nenhum bebé para fazer aquilo e que se lá tínhamos ido tinha sido para ele e por ele! Claro está que como resposta recebi qualquer coisa como:

"Eu não gosto nada disso! É feio!"

Para terminar, expliquei-lhe que como castigo perante o seu "maravilhoso" comportamento, não lhe iria comprar mais nenhum brinquedo e podia ele gritar, bater pé, atirar-se para o chão, que nada disso mudaria a minha decisão!

Não me respondeu mais, ficou pensativo. No carro, a caminho de casa, chamou-me e pediu-me para ver a mochila e o fato de treino:

"São bonitos Mãe. Obrigada!"

Não lhe respondi, esperei pelo que mais viesse da parte dele.

"Mãe, eu não vou faz mais birras. Desculpa! Podes ir a todas as lojas de roupa que quiseres, que não me porto mais mal!"

Cedi, claro, olhei para ele carinhosamente, como se soubesse eu olhá-lo de outro modo, e agradeci-lhe por essa sua decisão.

Mamãs, eles fazem birras, vão sempre fazer! Não se envergonhem quando acontecem em público, é normal, mais do que isso é natural. É uma aprendizagem tanto para nós como para eles, eles precisam de entender e de aprenderem a lidar com os próprios sentimentos e frustrações e nós também. O mais importante de tudo é no final eles compreenderem que fizeram mal, e o que fizeram mal.

Birras, minha gente... há muitas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???