Toca a espreitar

segunda-feira, 3 de março de 2014

Ser mãe é muito mais...

 Ser mãe...

... é muito mais do que aquilo que vem nos livros, muito mais do que aquilo que nos possam dizer ou tentar ensinar.

Ser mãe...
...é muito mais do que ter em comum com outras mães, ser mãe, é único, é individual, apesar de muitas semelhanças entre nós, tem algo de pessoal. E acredito que o ser mãe do meu Avi será bem diferente de um dia ser mãe de outro Pequeno Rei ou princesa. São seres únicos, individuais, donos da sua própria personalidade o que nos influencia na nossa missão enquanto mães.

Cada vez leio mais sobre a importância do "não", do saber dizer "não" e as consequências que isso terá no futuro. Concordo, temos realmente de saber dizer não, mas mais importante do que isso é o saber dizer SIM, e muitas vezes esquecemos-nos disso, esquecemos-nos que pequenos pormenores fazem realmente a diferença.


Saber dizer que sim, quando nos pedem para brincar, ter a capacidade e a paciência de nos sentarmos no chão e de nos tornarmos iguais a eles. Montar legos e fazer aparecer os mais maravilhosos animais, agarrar nos carrinhos e construir uma pista pelo chão da sala, brincar às bonecas e fazer pic-nics a fingir.

Saber dizer que sim, quando mesmo sem nos pedir sabemos que precisam de um beijinho, de um carinho.

Saber dizer que sim quando se transformam em pequenos monstrinhos e apenas o nosso colo os acalma. Por mais difícil que pareça o nosso colo, o nosso carinho fazem milagres.

Saber dizer que sim, quando se transformam em pequenos pensadores, curiosos em relação a tudo e a todos.

Saber dizer que sim, quando se sentem mais tristes. As palavras certas, o ouvir. São pequeninos mas já têm uma capacidade enorme.

Saber dizer que sim ao sorriso fácil, às palhaçadas [mesmo que à mesa], saber dizer que sim às gargalhadas, daquela bem sonoras e verdadeiras.

Saber dizer que sim a tantas outras coisas bestiais que eles tão simplesmente nos oferecem, porque perante o SIM, o NÃO já não parece assim tão importante. Acredito plenamente que se criarmos crianças felizes, positivas e com a capacidade de dizer sim, serão adultos muito melhores!!

Beijinhos
WIth Love
Mamã

Sem comentários:

Enviar um comentário

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???