Toca a espreitar

segunda-feira, 24 de março de 2014

E quando a Professora nos chama??

Ia eu toda maluca buscar o meu Pequeno Rei quando, antes sequer de o conseguir alcançar, fui apanhada pela educadora

"Mãe, posso falar consigo??!!"

E deu-me um "baque", por momentos regressei atrás no tempo, quando em tempos por algum motivo [certamente não pelo melhor] as professoras queriam falar comigo em particular!!

"O que é que eu fiz desta vez??", pensei eu inconscientemente enquanto era conduzida para uma sala à parte. Caindo na real apenas pensava "Ups, que se passará desta vez??" , até porque já fui várias vezes chamada a atenção por coisas que supostamente não parecendo nada, mas que pelos vistos, para ela eram enormes.

Pensei logo, adaptação... eu sei eu sei, mas dou o meu melhor, digo-lhe vezes e vezes sem conta que a escola é "fixe", que a escola é muito boa, etc etc, o trabalho de casa é feito, mas efeitos disso... são quase quase nulos.


E sim, foi um dos pontos focados, a preocupação de, tantos meses depois, o David ainda chorar porque quer vir para casa. Pois a adaptação são apenas 2 a 3 meses e fora isso, o motivo terá de ser outro. 

Será???!!! 

O David foi para a pre-escola ainda com 2 anos, já era independente em algumas coisas, noutras completamente dependente, como continua a sê-lo, sempre teve a mamã a cuidar dele sempre!! Logo acho que as saudades não o deixam reagir de modo diferente, concordam??

E sim, eu sei que o mimo muito, mas será isso preocupante, se não o mimo agora, vou mima-lo quando?? Daqui a uns anos (não tantos quanto eu desejava) quando ele já não me deixar fazê-lo?? Ele é o meu bebé, e vai sê-lo sempre!!

Mas claro que compreendo perfeitamente a preocupação. Outro ponto focado foi o facto de o Pequeno Rei se recusar (chorando mesmo) em fazer o que implique sujar-se. Sim sujar-se!! No auge dos seus 3 anos o normal seria que isso fosse a sua actividade predilecta, mas não!!

 Ele fica frustrado ao ponto de chorar porque não o quer fazer. 

Não, não ralhamos com ele em casa, muito pelo contrário, até fazemos actividades que impliquem o sujar-se, o experimentar texturas diferentes. Comigo sempre o fez, já na escola recusa-se. Mas sem dúvida que também não é motivo para preocupação, é a personalidade dele e pelos vistos genético (o papá era igual).

 Já em casa não gosta de estar sujo, nem de verter comida. Tem de estar sempre tudo limpo e do seu agrado. É pequenino e muito proteccionista, experimentem dar-lhe uma bolacha partida... arrepender-se-ão... Ihih...


O facto de não querer sujar-se e de se recusar a fazer essas actividades não me incomoda, ele é mesmo assim, mas obviamente que vou fazer mais actividades em casa que incluam o sujar as mãos, para que veja que não há mal, depois tudo se resolve com água e sabonete. O que realmente me preocupa é o modo como lida com isso, a frustração que sente. Isso sim deixa-me preocupada.


O outro ponto focado, e antigo como tudo... o da hora de almoço!! Mais uma vez não sabe lidar com os seus próprios sentimentos, e vai até ao refeitório a chorar. Apesar de eu lhe pedir mil vezes que não o faça.

 E o porquê??!! Simples, não se sente confortável em comer sozinho na escola. Precisa que lhe dêem comida na boquinha, porque não quer comer sozinho.

Cá em casa come sozinho, apesar de muitas vezes para "complementar" eu me veja obrigada a dar-lhe na boca.

Gostei imenso que a educadora tenha vindo falar comigo, mesmo sem ser na hora dela. São atitudes que a têm preocupado, e ela como educadora conhece uma faceta diferente do Avi do que eu enquanto mãe.
Fiquei preocupada, confesso, e com um peso enorme no coração. Mas sei que o Pequeno Rei sempre foi um menino muito sensível, e aos pouquinhos sei que se portará tal e qual um menino crescido.


Beijinhos
With Love
Mamã

1 comentário:

  1. Concordo!!! Muito miminho sim!!! Ihih, mas não dá para evitar.. O Pequeno Rei é a mesma coisa, passa o fim de semana a perguntar se vai para a escola...ihih... Mas temos de os mimar agora!!! Se não depois não deixam...

    Beijinhos grandes para ti e para a tua princesa

    ResponderEliminar

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???