Toca a espreitar

sábado, 7 de dezembro de 2013

Prós e Contras

A chucha!!!

A chucha foi, juntamente com o Cutxi, a companhia do Pequeno Rei desde sempre, sim desde sempre!! Mal nasceu passou horas e horas de volta do meu peito, pensava eu que, "'tadinho nasceu esfomeado", mas quando essas horas passaram a demasiadas horas, achei estranho. A enfermeira também, então em susssurro perguntou me se alguma vez tínhamos apanhado o Pequeno Rei a chuchar no dedo dentro da barriga (sim!!! A ecografia que mais gargalhadas deu!!)... E afinal descobri que não era fome, era o vício da sucção!! A enfermeira com pena de mim, deu me autorização para lhe dar a chucha, caso contrário não me largaria..

E assim começou.. A chucha foi desde sempre tudo para ele, não me importei!! Confesso que caso ele a rejeita se não o iria obrigar a ter esse vício só porque sim!! Confesso também que nunca pensei em lhe tirar a chucha, achava que quando estivesse preparado ele próprio a deixava, já que era ela que lhe dava conforto e calma. Mas assim que fui alertada mil e uma vez para o facto de estar a ficar com "boca de chucha" (e estava mesmo), e que mais tarde lhe iria originar problemas nos dentinhos, aparelhos e afins para corrigir, achei que tinha de ser! Que tinha mesmo de ser!!! Então como sabem, disse lhe que me tinha esquecido da "dita cuja" (como lhe chamamos agora) no hospital. E para meu grande espanto, portou se que nem um menino crescido.

Pediu-ma por várias vezes à noite, mas calmamente lhe ia explicando, e ele aceitava a minha resposta, sem dúvidas, sem porquês, sem birras. Noite após noite lá ma pedia, até ao dia em que não se lembrou mais dela. Rapidamente perdeu o vício de sempre, mas como tudo na vida trouxe também conseqüências. O que me leva a pensar se fiz bem tê lo feito assim, sem esperar para ver se ele estava preparado para isso.

Em primeiro lugar, assim que se viu sem chucha recusou o biberão, que visto de uma certa perspectiva até é bom certo???!! Mas não é!! Pois ao rejeitar o biberão, acabou por recusar todo e qualquer leite. E juro-vos que tentei de tudo!! Leite com chocolate, leite em canecas todas giraças e com palhinha de mil cores. Leites de todas as marcas, até aquele "bem baratinho" da Nestlé, que por acaso até é mesmo bom!! E nada!! Se antes tinha medo da quantidade enorme de leite que bebia, agora é o contrário! Volta e meia lá consigo que beba um pacotinho de leite com chocolate, mas é tão raro!! Tento sempre dar lhe derivados, "tucos" ( iogurtes líquidos), iogurtes, papas de leite. Mas como tão bem sabemos, não chega a ser uma infima parte do que realmente deveria beber. Mas estou com esperança que seja apenas uma fase, que quando esta história da chucha estiver bem longe ele volte a beber o seu leitinho!


Não o senti ansioso, nem mais receoso por não ter a chucha, mas a verdade é que de repente a vida do Pequeno Rei mudou, tudo o que ele pensava ser normal mudou, a escola, a chucha. E isso teve também consequências no seu sono. Sempre fez a sesta, sempre! E não era por isso que deixava de dormir à noite, a verdade é que somos uma família de dorminhocos e o Pequeno Rei não é excepção. Mas agora não dorme, não quer e ponto final!!! Por vezes no embalo do carro, lá o conseguimos enganar, mas tem sido tão raro!!
E acreditem que a sesta lhe faz falta, imensa. Acaba por não ser o mesmo, anda irritado e rabugento até mais não! Não podem falar para ele, que implica com tudo o que lhe dizemos e até com o que não lhe dizemos. Até que finalmente lhe passa a "onda" e volta a ser o meu menino lindo e fofinho de sempre!!


Acho que ainda sente a falta do conforto que a chucha lhe dava, e ainda não encontrou algo que a substitua, que o acalme quando se sente mais chateado. E a mamã é que vai aguentando as suas birras, até porque sei que a culpa não é dele, mas espero ansiosa pelo dia, em que esta fase passe. E vocês?? Como foi quando tiraram a chucha?? Também passaram pelo mesmo??




Beijinhos
With Love
Mamã & Peqeuno Rei

Sem comentários:

Enviar um comentário

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???