Toca a espreitar

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Os meninos são maus

Fui buscá-lo à escola... a pé... sozinha.. 15 minutos para lá chegar, 30 minutos para regressar. O dia estava bonito, frio mas luminoso. Os passarinhos cantavam, quase dava a sensação de ser Primavera, não fosse o frio.

Cheguei e esperei por ele, aquela porta sempre fechada e eu a imaginar o que fariam lá dentro, como seria ele lá dentro. Viu-me, correu para mim e deu-me o mais maravilhoso beijinho, como o faz sempre, como eu adoro que o faça. Bochechas vermelhas, sorriso forçado, olhar distante. Coração de Mãe não se engana, o nosso instinto é mais forte do que tudo.

Caminhámos os dois para casa de mão dada, não lhe perguntei nada, dei-lhe espaço. Ele pedia insistentemente colo, eu neguei-lho enquanto pude. Mostrou-me os seus super saltos, em como já sabe saltar ao "Pé Coxinho", contou-me uma história e olho para baixo:

"Sabes Mãe, o M. fez-me falta e eu caí e magoei-me!! Sabes ele faz-me sempre faltas, sempre! Sempre!"
Olhei-o, o seu rosto inocente, triste, marcado com uma pequena pisadura, mas bem marcada. No seu olhar mágoa, mágoa de um menino que não entende, porque são assim.

"Falta, David?"

"Sim Mãe, Falta! Sabes é quando ele põe o pé à f'ente do meu e eu caio!!"
Magoou-me aquele olhar, magoaram-me aquelas palavras, ali quis envolvê-lo nos meus braços, apertá-lo com força e não o largar mais!!

"Sabes Mãe, os out'os meninos também nunca me deixam jogar à bola com eles, po'que sou pequenino. E eu fico triste e às vezes cho'o!"

Magoou-me o facto de não poder fazer nada!! Magoou-me não poder chegar à escola e obrigar os meninos a brincar com ele e a serem amigos dele sempre!! Porque eu sei que não são sempre "maus", às vezes ele fala deles com enorme orgulho porque são os "meus amigos"!! Eu sei que não é o que aprendem em casa, é o que a escola lhes ensina. A Lei do mais forte, que "ataca" o mais novo. Fico sem saber que palavras lhe dizer, fico sem saber como o ensinar a se defender. Acho que a única coisa que lhe posso dizer, foi o que lhe disse:

"Sabes, tens de explicar aos teus amigos que és amigo deles, e que por isso eles têm de te deixar brincar também. Nós não podemos ser maus uns para os outros, temos de ser todos amigos. E tal como tu, tens de ser amigo dos meninos mais pequenos e ajudá-los quando precisam de ti!!"


Sem duvida que como Mães nos sentimos de mãos e pés atados!! E sentimos-nos tão em baixo ao saber que o nosso mais que tudo se sentiu triste!! Sei que melhores dias virão, sei que são coisas de miúdos e que tanto estão todos amigos como viram as costas!!




1 comentário:

  1. Custa tanto quando ouvimos os queixumes deles...é como nos magoarem a nossa alma...um beijinho.

    BE

    ResponderEliminar

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???