Toca a espreitar

sábado, 1 de novembro de 2014

'Bora ao Pão por Deus??

E o Pão por Deus, quem conhece?? Quem já andou?? Quem encheu sacos e sacos de tantas guloseimas que chegavam a durar um ano inteiro??

Eu!! Eu!!

A minha infância foi marcada essencialmente por este dia!! Eu e a minha prima A.M. (a madrinha do meu P.R.) juntas, sempre juntas, às vezes juntava-se um ou outro menino e lá ia-mos nós com o nosso saco do Pão, de tecido, bater de porta em porta, percorrendo Vila Verde de uma ponta à outra!!


"Pão por Deus, pão ppr Deus, sacos cheios vamos com Deus!!" 

(durante anos acreditei que a ultima parte era "vamos esconde-los", ihih, para mim tinha muita mais lógica!!)
As pessoas conheciam-nos a todos e desde sempre (o que já não acontece hoje em dia, eu não conheço os meus vizinhos, nem conheço as caras que pertencem às casas que acompanham a minha rua fora) abriam a porta de sorriso aberto e deliciadas ofereciam-nos ora doces ora dinheiro, moedinhas que se tornavam o nosso tesouro, uma moedinha que dava para comprar tantos doces, naquela pequena lojinha escura, lá da nossa terra. 
Os cafés eram uma tentação e mal lá entravamos a cantar "Pão por Deus, pão por Deus..." lá iam eles buscar um de cada doce que enfeitava a montra que tantas vezes tínhamos olhado e desejado. O meu sitio preferido era o talho, amavelmente o Sr João oferecia-nos um chouriço a cada um daqueles vermelhinhos. 

Eu e a minha prima tínhamos sempre de despejar o saco a meio do caminho, lá voltávamos a casa, restabelecíamos energias e lá íamos outra vez, de saco aberto e todas contentes. Era um dia em que éramos felizes e livres, as mães não eram tão preocupadas como agora, os tempos eram outros, todos se conheciam. Agora ao recordar... Parece me tão distante... parece ter sido realmente em outros tempos..


"Pão por Deus Pão por Deus, sacos cheios vamos com Deus!!"


(Tenho tanta pena que aqui onde moro a tradição não exista)


O meu saquinho do Pão por Deus, que a avó da minha prima, a D. Josefina fez para mim

Sem comentários:

Enviar um comentário

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???