Toca a espreitar

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Palavreando: A magias das Palavras

Algo que sempre amei e me deu um gosto tremendo, foram as primeiras palavras que o Pequeno Rei foi dizendo. Começaram sobretudo por sons, que aos pouquinhos se foram transformando em palavras, umas reais e outras bem do seu imaginário. 

Achava bastante piada ao nome que dava a determinadas coisas, apesar de lhe tentar ensinar ele achava mais piada inventar, era o modo como via as coisas e se para ele tinham esse nome, quem era eu para lhe dizer que não. 

Umas das suas primeiras palavras foram o "mamamamama" (que eu queria acreditar vivamente que era Mamã) e o "papapapaaaa" (que eu insistia que era para pedir comida, perante o entusiasmo do Papa babado). 

Uma palavras que já há bastante tempo existe no seu vocabulário, perante muita insistência minha era o "amo-te", e foi o que me dava alento, quando aos 5meses do meu Rei tive de voltar a trabalhar. Na minha hora de almoço ligava-lhe e ouvia um "amm-te" que me enchia o coração (e os olhos de lagrimitas) e lá estava eu pronta para mais uma tarde longe do meu mais que tudo!!

Depois destas palavritas, ou sons que eu insistia em acreditar que eram mais do que isso, vieram as palavras e con elas uma pequena batalha para as entender. Umas eram bem mais fáceis mas outras davam-nos voltas e mais voltas ao  cérebro. Conhecendo o Pequeno Rei como o conheço, fico a pensar se não o faria de propósito...ihih... Mas a realidade é que a sua capacidade de imaginar é imensa desde bem pequenino.

Quando tinha fome pedia "nham nham", se queria uma banana pedia uma "paca", com sede era o "ahah" ou então pedia a "bua" para beber.

Na hora de brincar, adorava os seus "bruns bruns" (carrinhos), mas também não dispensava as suas "brrués" que mal lhes tocava rodavam e rodavam (bolas).

Algo que sempre o fascinou de pequenino eram os animais, e desde cedo os distinguia e sabia que sons faziam. E o nome que lhes dava eram únicos e plantaram desde sempre um sorriso em mim:

O caracol era um "coiô", o sapo um "Puca", o peixe um "putxi" e outros mais simples, o Gato era um "gathum" e o cão um "cã". E assim foi até há pouco tempo.

Chamava "Raia" a todas as casas que via. Tinha realmente um dicionário bastante peculiar. Com o tempo foi deixando as suas palavrinhas, que estão guardadas em mim, e começa a falar que nem um menino crescido. Apesar de ainda haver as suas palavrinhas, que apesar de as saber dizer correctamente insiste sempre em dizer como quer.

Sendo assim tenho um Pequeno Rei apaixonado por "tucos" (iogurtes líquidos), que já gosta de escolher as suas "quimisolas", especialmente aquelas que não lhe apertam na "paqueça"!!
Quando se sente sozinho chama pela "voãe" que é uma palavra inventada por ele, e de maneira muito inteligente, de uma só vez chama a avó e a mãe.

E aos pouquinhos vai perdendo estas palavrinhas tão especiais, que eu adoro e que com toda a certeza vão ficar guardadas num cantinho bem bonito do meu coração. Mas deixa esta fase e começa uma nova, tão especial também onde as palavras formam frases, e as frases belas conversas. E saídas das que me roubam gargalhadas.



E os vossos Pequenos Reis??? Desafio-vos a contarem-me as palavras maravilhosas dos vossos Pequenos Reis e princesas.


Beijinhos
With Love
Mamã & Pequeno Rei

Sem comentários:

Enviar um comentário

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???