Toca a espreitar

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A maravilhosa fase dos dois anos.. ou não

Além de ter o meu (nosso) cantinho, sou uma leitora assídua de muitos blogs que adoro, pois revejo me neles e isso é por vezes bastante reconfortante, especialmente num determinado tema: "the terrible two", saber que não sou a única.

Por isso como mamã e vossa amiga venho vos alertar para um pequeno detalhe, não queridas não é apenas um mito, é real.. Os terríveis dois anos existem e vão aparecer quando menos esperarem

As birras, as birras, o mau feitio espontâneo e eu já disse as birras?! As nossas pequenas crias fofinhas e amorosas, transformam se completamente, e nós? nós começamos uma busca continua, uma busca de um pequeno buraco,pequeno para ninguém dar por ele  mas grande o suficiente para nos conseguirmos esconder lá.. sim,  porque muitas destas birras, não têm sítio nem hora para acontecerem.


Desde o momento em que o Pequeno Rei completou 2 (docinhos) anos, que tenho andado alerta, sempre à espera que a Dona fase se manifestasse.. Bem, mas o tempo foi passando, e ingenuamente lá pensei, « talvez o Pequeno Rei salte essa fase, ou então que a estava a encarar de modo diferente.. pois, mal sabia eu o que se avizinhava num futuro nada nada distante.

Que sempre foi Senhor de um feitio e personalidade forte, sempre!, que sempre (apesar de muito habituado à mamã) quis ser autónomo e Senhor de si, sim sempre! Que sempre quis fazer as coisas à sua e apenas à sua própria vontade, Sempre! Então, agora imaginem isso duplicado por muito, muito mau feitio, somando umas quantas caras feias e uns gritos daqueles  capazes de ferir. E terminando com um ágil e elaborado bater de pé acompanhado de umas mãos à cintura.

                                                   MEDO

O pior, é que o despoletar desse "estado de espírito" pode ser originado por tudo ou simplesmente por nada.

E como resolver este "estado de espírito"?! Pois.. é esperar pela fase seguinte.. Enquanto isso não acontece, bem com muita calma, muita paciência e muita dedicação tento falar com ele, chamá-lo à razão.. Porque os meninos crescidos não gritam, isso são coisas de bebés! E temporariamente lá o consigo acalmar um pouco..

Tento compreender o porquê de tanta frustração. Bem se é assim com dois anos, não quero ver quando chegar aos 13...



Mas sabem que mais?? Por vezes envergonho-me, por vezes desespero, mas amo esta fase. Está apenas a aprender a manifestar-se no mundo que o rodeia. E sejamos sinceras, com os terríveis dois anos também vêm coisas deliciosas e maravilhosas não acham???

Vá, vou deixar de ser assim "mariquinhas" esta fase há-de passar rápido, a minha receita agora é muitos miminhos, gargalhadas e muita brincadeira boa.





Beijinhos e aproveitem bem os vossos Pequenos Reis

1 comentário:

E assim foi a nossa aventura!! Que acharam???